ACC INSIGHT: Twitter: Propriedade Intelectual e a marca "X"
O Twitter pretendia realizar um rebranding, ou seja, a empresa iria se reposicinar perante seu mercado consumidor. O primeiro passo foi alterar sua principal identidade visual: o pássaro azul.
Dessa forma, por meio de uma competição de design dentro da própria plataforma, foi decidido que a nova logo a representar a marca seria a letra branca “x” dentro de um fundo preto.
Contudo, não tardou para que problemas envolvendo a exclusividade do elemento “X” aparecessem. Isso porque, as gigantes Microsoft e Meta já possuíam o registro desse termo.
Mesmo com os investimentos em publicidade, a empresa do Elon Musk não possui nenhum direito sobre o sinal.
A Propriedade Intelectual, além de proteger a exclusividade e a reputação da marca, possuí grandes impactos econômicos nas empresas.
Isso porque, muitas das vezes, o consumidor pensa primeiro na marca desejada e não em um produto específico.
Portanto, é de extrema importância proteger seu conjunto marcário, bem como assegurar a inexistência de marcas colidentes.
O prejuízo econômico suportado pelo Twitter, devido a falta de uma análise prévia de viabilidade da marca, para além das estratégias de negócio de Elon Musk, poderá ser de grande vulto.
Tal fato demonstra a importância de se preocupar com sua marca antes de iniciar o seu uso.