ACC INSIGHT: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
16 de março – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
O que são mudanças climáticas?
Segundo a ONU, mudanças climáticas são transformações nos padrões de temperatura e clima, direta ou indiretamente atribuídas à atividade humana e que agravam as mudanças que naturalmente ocorrem no planeta. Desde 1800, atividades como geração de energia, indústria, uso de transportes e outras relacionadas à queima de combustíveis fósseis, aumentam as emissões de gases de efeito estufa, levando ao aquecimento global e às mudanças climáticas.
Quais os impactos das mudanças climáticas?
Por consequência, os impactos causados pelas mudanças climáticas têm se agravado de maneira acelerada e perceptível:
· aumento de temperatura
· alteração das chuvas (causando enchentes e deslizamentos)
· aumento da seca
· aumento do nível dos oceanos
· perda de biodiversidade
· aumento dos riscos à saúde
· aumento da fome e má-nutrição
· aumento da pobreza e deslocamento.
Além dos impactos ambientais e sociais, as mudanças climáticas têm provocado também sérios impactos econômicos e financeiros, como:
· queda na produtividade agrícola
· destruição de cidades
· perda de ativos imobilizados
· aumento da inflação
· aumento dos preços dos recursos naturais
· aumento dos prêmios de seguros
· diminuição no poder aquisitivo da população,
dentre outros que afetam todas as organizações.
“Embora as mudanças climáticas afetem quase todos os setores econômicos, o nível e o tipo de exposição e o impacto dos riscos relacionados às mudanças climáticas diferem por setor, indústria, região geográfica e organização.” (TCFD - Task Force on Climate Related Financial Disclosures).
Como as empresas podem contribuir?
As empresas são responsáveis por grande parte das causas relacionadas às mudanças climáticas e, por isso, são chamadas a contribuir com a redução dos impactos, por meio de ações como:
· criação de processos de produção e distribuição mais eficientes
· uso de fontes de energia de baixa emissão e novas tecnologias
· substituição ou diversificação de recursos
· economia circular
· inovação para desenvolvimento de produtos e serviços de baixa emissão
· acesso a novos mercados
· treinamentos e conscientização dos colaboradores e fornecedores.
Paralelamente às ações, de acordo com a TCFD, as organizações devem gerenciar rotineiramente os riscos relacionados às mudanças climáticas e seus possíveis impactos financeiros, considerando-os na tomada de decisões de negócios e investimentos. O objetivo é conduzira uma alocação de capital mais inteligente e facilitando a transição para uma economia mais sustentável e de baixo carbono.
A ACC e as mudanças climáticas
A Advocacia Correa de Castro & Associados (ACC) realizou, em 2022, uma doação de 80 livros sobre mudanças climáticas para duas escolas públicas de Curitiba e região, para serem utilizados por quase 900 alunos do ensino fundamental e médio. Essa singela iniciativa, parte do programa ACC ESG, busca contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação contra a mudança global do clima –, mais especificamente com a meta 13.3, de “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima”.