ACC ESG - Relatório de Sustentabilidade: já preparou o seu?
Prática cada vez mais comum entre as empresas, a publicação do Relatório de Sustentabilidade demonstra a ética na condução dos negócios e fornece informações sobre o impacto das atividades da empresa para o desenvolvimento sustentável.
Dentre os padrões mais utilizados para os Relatórios de Sustentabilidade estão as GRI – Global Reporting Initiative, que reúnem indicadores das melhores práticas globais para a divulgação dos impactos econômicos, ambientais e sociais.
Buscando mais transparência, a GRI reestruturou suas normas, cujos novos padrões devem ser aplicados nos relatórios publicados a partir de 01/01/2023.
Dentre as alterações, destaca-se a incorporação do conceito de devida diligência em Direitos Humanos, conduta que vem sendo estimulada por organizações internacionais, como a ONU e a OCDE, e é, inclusive, objeto de lei específica em países como a França, com a Loi sur le devoir de vigilance, de 2017.
Para as empresas que já possuem uma área de sustentabilidade e um programa ESG estabelecidos, o Relatório de Sustentabilidade é a consequência natural do processo de divulgação e relacionamento com os stakeholders, em que se demonstra o que foi e o que não foi realizado, os resultados obtidos com as ações implementadas, a exposição das metas e os compromissos assumidos para o próximo período.
Para aquelas que ainda não iniciaram sua jornada ESG, o relatório serve como um grande impulsionador da agenda, pois o exercício de compilação e exposição dos indicadores fornece um diagnóstico da maturidade da empresa, incentivando-a a refletir sobre sua materialidade, seus impactos positivos e negativos e sobre a importância de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.
E a sua empresa, já está preparando o próximo Relatório de Sustentabilidade?