Notícias ESG: 22/03/22
BNDES fará primeira aquisição de créditos de carbono de sua história
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma operação-piloto para compra de até R$ 10 milhões em créditos de carbono, que representam a não emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, na expectativa de incentivar a preservação do meio ambiente. A iniciativa visa desenvolver um mercado voluntário para comercialização desses títulos, além de determinar novos padrões de qualidade para o andamento de projetos de descarbonização da economia.
Banco da UE acredita em “responsabilidade global” pela Amazônia
O vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Ricardo Mourinho Félix, afirmou, em uma entrevista, que a Amazônia não deve ser somente um ativo brasileiro, pois há uma responsabilidade global pela sua preservação. O executivo acredita que o hidrogênio verde, de origem brasileira, pode ganhar força na busca por novas fontes de energia e que, além de trazer uma demanda pela energia brasileira, seria capaz de promover um cuidado maior com a floresta e melhores condições de vida ao povo que lá habita, proporcionando rendimentos sem a necessidade de desmatar.
Operador de energia elétrica da Califórnia aprova plano de confiabilidade e energias renováveis
A California Independent System Operator, operadora de rede de energia elétrica da Califórnia, nos Estados Unidos, aprovou um plano de confiabilidade de 10 anos para aumentar a resiliência da rede e atingir metas de energia limpa. A ação da empresa durante os anos de projeto terá um custo estimado de cerca de US$ 2,9 milhões, e prevê expansão para novas fontes de energia renovável, inclusive fora do estado e até mesmo do próprio país.
Máquina sustentável recupera asfalto sem utilizar petróleo
A startup norueguesa Carbon Crusher, visando diminuir a emissão de carbono durante o asfaltamento de rodovias, desenvolveu uma máquina que recupera asfalto sem a utilização de petróleo, e prioriza o uso de material reciclado para a atividade. A máquina retira apenas a primeira camada da estrada, geralmente a mais danificada, e substitui com um componente natural de plantas. O cofundador da empresa acredita que a iniciativa os aproxima da solução do problema climático.
Ferry boat híbrido de alta velocidade vai estrear em Londres em breve
A frota Uber Boat by Thames Clippers, em Londres, terá duas balsas hibrídas-elétricas atribuídas para funcionarem como ferry boats, transportando passageiros em um serviço de ônibus fluvial da cidade, com baixa emissão de poluentes. As balsas podem transportar até 230 pessoas cada, e o plano é navegar com propulsão elétrica na região central da cidade e mudar para biocombustível nas demais área. As baterias se recarregam durante a utilização dos combustíveis biodegradáveis.