#Influenciadores: Tipos de Contratos com Influencers
A contratação de Influenciadores Digitais
A contratação de um influenciador digital para realizar as ações de marketing precisa se ater às questões de segurança jurídica, tanto pela empresa (contratante) quanto pelo influenciador (contratado), visando evitar prejuízos e desgastes desnecessários.
O contrato entre as partes pode ser tanto informal (por simples troca de mensagens, e-mail ou direct no Instagram) quanto formal (instrumento jurídico escrito e assinado com ou sem assessoria jurídica).
Contrato informal VS formal
A contratação informal é um acordo verbal ou por meio de troca de mensagens pelas partes que, na primeira análise, de difícil comprovação e que poderá apresentar problemas em sua execução.
Em contrapartida, o contrato formal estipula todos os direitos e deveres das partes, que assumirão o compromisso por meio da assinatura do documento, assegurando o cumprimento do que foi acordado sob todos os riscos de um inadimplemento contratual e suas respectivas sanções.
Pontos de atenção
Diante dos benefícios da realização de um contrato formal, é importante trazer alguns pontos importantes que deverão ser observados, como: (i) a forma da precificação, (ii) as entregas pelo Influenciador (stories, postagens no feed, reels, etc.), (iii) o valor, forma e prazo do pagamento, (iv) a duração das ações de marketing, (v) disposições sobre cancelamento ou encerramento do contrato, e (vi) condições de confidencialidade ou exclusividade.