Inovação: primeiros passos
Em um ecossistema propício ao desenvolvimento de novas ideias e soluções para as demandas da vida moderna, a inovação flui naturalmente e se torna um dos grandes motores propulsores da nova economia.
Para o fomento de novas ideias há que se ter uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento com mecanismos claros de apoio e que proporcione a adequada segurança jurídica.
Nesse contexto, a inovação, que surge a partir do atendimento de uma necessidade real, é uma solução aplicável com geração de valor.
A Inovação pode ocorrer de diversas formas, citamos algumas:
INOVAÇÃO DE PROCESSO
Aqui a mudança ocorrerá no processo de produção do serviço ou produto, gerando benefícios diretos para a empresa, desde eficiência energética até incremento de produtividade.
Ex: novos layouts de produção, para apoiar as atividades de colaboradores, potencializar a utilização de máquinas e equipamentos e com melhor eficiência energética, reduzindo impactos ambientais e sociais negativos.
INOVAÇÃO DE PRODUTO
Mudanças nos atributos do produto, de forma que mude a percepção do consumidor sobre ele.
Ex: Computadores Desktops para Notebooks; Notebook tradicional para touchscreen
INOVAÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIO
Mudanças na forma como o produto ou serviço é ofertado para o mercado.
Ex: Vendas de balcão adaptadas às plataformas online e aplicativos próprios; Assinatura de serviços
Quanto aos seus impactos, a inovação pode ser classificada em:
INOVAÇÃO DISRUPTIVA/RADICAL
É a inovação que traz uma mudança radical na trajetória do setor de mercado em que está inserida, possibilitando inclusive, a geração de novas demandas.
Ex: As locadoras de vídeos substituídas por serviços de streaming (Netflix, Amazon)
INOVAÇÃO INCREMENTAL
São pequenas melhorias em um produto ou serviço, representando avanços em benefícios aos consumidores, porém não geram uma mudança expressiva e substancial no mercado de atuação da empresa ou na forma de seu consumo.
Ex: Atualização dos smartphones. Cada versão nova lançada traz aprimoramento na resolução da câmera, acrescenta formas de acesso ao aparelho, como reconhecimento facial.